Quando se trata de cabeçote, não podemos deixar de falar de lado o comando de válvulas. Esta peça tem um papel fundamental no funcionamento do cabeçote e do motor do seu veículo como um todo. Ele é responsável por controlar as válvulas que, por sua vez, fazem a entrada de combustível, gerando a força suficiente para que o carro se movimente.
Sua função é controlar a abertura e o fechamento das válvulas de admissão e escape, que ditará o ritmo, desempenho, rotação dos cilindros e a queima de combustível.
Para executar todas essas funções com precisão nos diferentes tipos de cabeçotes que existem, foram desenvolvidos três modelos distintos de comando de válvulas. 

Tipos de eixo de comando de válvulas

Possui apenas um eixo presente no motor. Ele é o único responsável pela abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape. Geralmente é encontrado em motores de carros populares, que utilizam apenas duas válvulas por cilindro. 
Utiliza dois eixos para controlar as válvulas. Diferentemente do comando simples, ele costuma estar presente em veículos que possuem quatro válvulas por cilindro. Dessa forma, um dos eixos é responsável pelas válvulas de admissão, enquanto o outro é responsável pelas válvulas de escape.
Sistema não tão popular atualmente, era utilizado em automóveis mais antigos. Os motores que possuem este tipo de distribuição têm o comando instalado no bloco do motor e não no cabeçote. 

Algumas Recomendações 

Como se trata de uma peça muito importante para o seu motor recomendamos que, seja feita a troca do comando de válvulas por um novo, assim que for feita a troca do cabeçote.
Por ser uma peça de metal que trabalha em constante movimento, ocorre atrito entre o comando e outras peças, causando desgaste e avarias, podendo prejudicar o motor do seu veículo.
Este desgaste no comando de válvulas pode ocorrer por dois motivos. O primeiro é o superaquecimento do motor e a segundo a falta de óleo que acaba resultando na danificação do comando.
Portanto, faça sempre uma manutenção preventiva do seu motor e evite maiores riscos, além de prejuízos para o seu bolso!

Na Q3 auto imports, você encontra comandos de válvulas para diversos modelos de veículos e montadoras.

Toda linha de peças de reposição e cabeçotes da Q3 auto imports possui alta qualidade e segue os mais rigorosos padrões de qualidade exigidos pelas montadoras. 

Pensou cabeçotes, pensou Q3!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *