O óleo Lubrificante de motor é um item indispensável para a saúde e sobrevida do motor de qualquer veículo. Quem tem carro já deve ter se deparado em algum momento com a necessidade de trocar o óleo. Trata-se de um importante procedimento para garantir o desempenho do veículo, isto porque, a lubrificação ameniza o atrito entre as peças dentro do motor.
Não menos importante, a água ou o líquido de arrefecimento que fica dentro do reservatório do radiador, deve ser observado e estar sempre no nível recomendando pelo fabricante do veículo. A função deste líquido é resfriar o motor, impedindo o superaquecimento e servindo também como mediador na troca de calor.
Fazer a manutenção preventiva é essencial para evitar falhas no motor depois de um tempo e/ou volume de uso.
Como identificar a mistura de água e óleo no motor?
Isso é muito simples! Puxe a vareta do óleo, se o líquido estiver leitoso e com pequenas bolinhas, possivelmente, deve ser da água ou líquido de arrefecimento. Esta situação pode ser perigosa e poderá, até mesmo, fundir o motor do veículo. O principal motivo para esse problema pode ser uma trinca no cabeçote e/ou no bloco e a junta de cabeçote queimada.
Principais motivos que podem levar o óleo de motor a se misturar com a água:
Cabeçote do motor trincado
Quando há trincas no cabeçote por causa do superaquecimento e/ou acidente, o cabeçote deve ser retificado ou mesmo substituído por um novo. Cabeçote com estes problemas pode levar à mistura de óleo e líquido de arrefecimento. Isso acontece porque as rachaduras, desorientam o líquido de arrefecimento e, a longo prazo, ele se mistura com o óleo.
Bloco de motor com problemas
O Bloco é a parte inferior do motor que abriga a maioria das peças que usam o óleo. Caso o bloco tenha tricas causadas pelo superaquecimento acorrerá na mistura do óleo com a água.
Superaquecimento do motor
Quando os motores superaquecem, eles tendem a queimar a junta do cabeçote que, a longo prazo, perde sua característica, podendo ali acontecer a mistura de óleo e água, já que a junta tem a função de vedar o bloco e o cabeçote do motor.
Água no motor causado por enchentes
Ao dirigir em enchentes a água entra no motor, seja pela tampa superior ou qualquer outra parte aberta do motor. É importante dizer que quando ao acelerar o motor em meio a tanta água, ela pode também entrar pelo tubo de escape.
Viu como a mistura do óleo de motor e água pode influenciar no bom funcionamento de todo o motor?
Faça sempre a manutenção preventiva do motor e de todos os componentes do seu veículo, assim, você evitará dores de cabeça e economizará um bom dinheiro com a troca de peças.
Lembre-se! Opte sempre por um profissional especializado para fazer a troca das peças do seu veículo e compra sempre peças de qualidade.
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