Você sabia que o óleo que você utiliza no motor tem uma função importantíssima o bom funcionamento do veículo? 


Mais do que apenas um óleo, ele serve para lubrificar as partes internas do motor, diminuindo o atrito e os desgastes excessivos das peças.  É responsável por manter a temperatura do motor no melhor estado de operação. 

É importante efetuar a troca com constância, deixando com óleo sempre limpo, retirando possíveis partículas derivadas da combustão.


Atenção!!!


Nunca misture os óleos lubrificantes de marcas diferentes!

Misturar óleos com características bastante parecidas, porém de marcas diferentes, poderá causar incompatibilidade, e nenhum dos óleos conseguirá lubrificar bem o motor, podendo assim, comprometer muito o veículo de forma a resultar na corrosão do motor, na formação de borra, na perda de eficiência do carro e no aumento do consumo de combustível. 

Quando devo substituir o óleo do motor? 


Se você utiliza seu carro diariamente, fique sempre atento com nível do óleo. O uso contínuo do veículo faz com que ele enfrente mudanças de temperaturas mais bruscas ao passar mais horas no trânsito, exigindo mais do motor. Nesse caso, recomenda-se fazer a troca a cada 5 ou 7 mil quilômetros rodados, o que equivale a  praticamente seis meses de uso.

Principais Sinais para a troca do óleo!


1. Óleo sujo

Quando o óleo do motor começa a a apresentar uma coloração mais escura, podendo chegar à cor preta, é necessária troca. O óleo quando está novo apresenta uma coloração clara, cor de mel, que é a cor ideal. 

2. Quilometragem

Ao longo do tempo o óleo sujo provoca um desgaste maior do motor, diminuindo assim o prazo de vida do mesmo. 

Por isso, quanto mais a quilometragem aumenta, maior é a probabilidade de que a troca de óleo se aproxima.

3. Luz indicativa no painel 

Muitos carros, em especial os modelos mais novos, possuem essa opção de luz de alerta de óleo, que quando acesa indica  a necessidade troca.


Faça sempre a manutenção preventiva do seu veículo!