A importância do torque

O torque, é o conceito de uma força física atuando sobre o parafuso, fazendo com que o mesmo gire até garantir o aperto ideal para a fixação das peças.

Apertar os parafusos do cabeçote usando o torque, é fundamental na hora da instalação do seu cabeçote, os parafusos de fixação quando apertados sem a aplicação da força correta, condenará todo o trabalho de instalação, prejudicando o motor do seu veículo. Além disso, se no aperto dos parafusos for utilizada uma força excessiva, o bloco do motor será danificado e as juntas esmagadas, trazendo grandes prejuízos para o seu bolso.


Qual ferramenta utilizar para o aperto dos parafusos?

O torquímetro é a ferramenta ideal para fazer o aperto dos parafusos do cabeçote de maneira precisa. Basicamente, ele serve para apertar parafusos e, normalmente, tem a forma de uma haste de metal com um furo onde se coloca um extensor e uma chave de encaixe para girar o parafuso.


Quais os tipos de apertos?

1. Aperto por Quilos

No aperto por quilos, é possível medir a força aplicada no parafuso do cabeçote, essa força é lida através de um Torquimetro.

Dica: O aperto por quilos poderá acarretar a um problema de folga quando as roscas dos parafusos, estiverem sujas ou danificadas. Portanto, o aperto não será uniforme, fazendo com que haja diferença de um parafuso para outro.


2. Aperto angular ou aperto em graus

O aperto angular assegura a uniformidade no aperto dos parafusos, assim sendo, é a maneira indicada para dar maior segurança ao motor. Quando realizado um aperto angular, será sempre medido o giro que efetua o parafuso e para auxiliar o grau correto que o parafuso deve ter, utiliza-se uma ferramenta chamada transferidora de graus.

Para que ocorra o aperto em graus, é necessário que haja um pequeno aperto em quilos primeiramente e logo em seguida o aperto em graus.


Dicas de como fazer o aperto de maneira correta?

Aqui vão algumas dicas:

  • O fluxo correto de aperto e desaperto deve ser feito sentido estrela.
  • Cada parafuso deve ser desparafusado, geralmente, no sentindo anti-horário.
  • No primeiro aperto, não atinja o máximo torque, ou seja, não vá até o fim do curso.