Parafusos do cabeçote: trocar ou não trocar?

Parafusos do cabeçote: trocar ou não trocar?

Qual é a função dos parafusos do cabeçote?


Basicamente, a função é prender o cabeçote ao bloco do motor do veículo e isso requer muita precisão, a fim de impedir vazamentos de água, óleo e compressão.

Na troca e/ou reparação do cabeçote, deve-se trocar os parafusos?

Sim, pois o reuso dos parafusos na troca e/ou reparação do cabeçote, pode acarretar problemas em seu veículo. Com o aperto dos parafusos, realizado na montagem inicial, é natural que durante sua vida útil sofra um estiramento.

Recomenda-se então a substituição, para manter o assentamento de forma correta entre o cabeçote e o bloco do motor.

Tipos de Parafusos para cabeçotes!


Existem basicamente dois tipos de parafusos utilizados na fixação dos cabeçotes.

  1. Parafusos de zona elástica
    Nestas condições o material pode ser comparado a um elástico, pois se alonga quando aplicada força de tração e retornam às condições iniciais após a interrupção do alongamento.

  2. Parafusos de zona plástica
    Nestas condições o material pode ser comparado ao plástico que se alonga quando aplicada força de tração e não retornam mais às condições iniciais após a interrupção do alongamento.


Cuidados a serem tomados!


* Parafusos com mal aperto, seja por torque ou ângulo, poderá deixar o cabeçote empenado, além da junta e motor frouxos.

  • O aperto excessivo dos parafusos pode danificar o bloco, deformar as camisas e gerar perda de compressão, além de provocar queima do óleo ou até mesmo quebrar o parafuso durante o funcionamento do seu veículo. Fique sempre atento nas especificações técnicas da montadora na hora de reparar o motor.

Siga as nossas mídias sociais para mais informações.

Conte sempre com a Q3!

Q3 auto imports
Especializada em Cabeçotes